FIES - Programa de Financiamento Estudantil

 

O que é o Fies?

O FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior para estudantes matriculados em instituições privadas. O FIES foi criado em 1999 e, a partir de 2011, passa a funcionar com importantes mudanças que facilitam ainda mais a contratação do financiamento por parte dos estudantes.

Como faço para me inscrever no Fies?

Tem fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo SisFies - Sistema Informatizado do FIES.

 

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no SisFies

Para se inscrever, o aluno precisa ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com uma média mínima de 450 pontos. Se possuir esses requisitos, será necessário acessar o site www.sisfiesaluno.mec.gov.br e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema.

Após informar os dados solicitados, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando seus dados pessoais e do grupo familiar,seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na CPSA - Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias. A CPSA é a responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição conferindo tanto os dados do sistema como a documentação comprobatória apresentada.

Clique e confira a Lista de Documentos para o FIES


3º Passo: Contratação do Financiamento

Após a confirmação das informações e a retirada da DRI – Documento de Regularidade de Inscrição, o estudante deverá comparecer em até 10 (Dez) dias, contados a partir do 3 dia útil subsequente à data da validação pela CPSA, para formalizar contratação do FIES no Agente Financeiro(Banco) que ele optou na inscrição, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa onde sofrerá nova avaliação de dados.

Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFies e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados. No caso do término do prazo ocorrer em final de semana ou feriado nacional, o prazo será prorrogado para o primeiro dia útil imediatamente subsequente.